Luíza Cândida Carneiro (Lulu)
Geralmente conhecida por “LULU’, primogênita do primeiro leito do Major Eduardo, nasceu a 18 de fevereiro de 1843 e faleceu a 3 de dezembro de 1893, aos cinqüenta anos de idade.
O retrato que, atualmente, se tem dela mostra que ela era, de fato, uma mulher muito bonita, porém de uma pessoa séria e de personalidade forte e que inspirava confiança. A sua condição de primogênita, estimada pelos pais, fê-la uma personagem importante na família. Consciente de suas responsabilidades, ela costumava a ser escutada pelos demais membros da família.
Casou-se com Leandro Carneiro de Sousa, pertencente a família dos Carneiro de Sousa, também de grande projeção no século XIX, em Morada Nova, como bem salientou o historiador Geraldo S. Nobre (op. cit. p. 91). O sogro de Luíza Cândida de nome Inácio Carneiro, por exemplo, integrou a 8ª Companhia das Ordenanças respectivas, por nomeação de 2 de junho de 1821 e tinha como um de seus ancestrais Bento Carneiro de Sousa, o que levou o historiador Geraldo Nobre, a admitir ser esta família oriunda dos primeiros povoadores de Morada Nova.
Comments are closed.