Girão Família

Biografias

José Eduilton Girão

Morada Nova, berço dos Girões. Na paisagem serena dessa terra abençoada pelo Divino Espírito Santo, mais uma criança vinha ao mundo. Nascia José Eduilton Girão. Seus pais, Victa Carneiro Girão, por todos chamada de Jovem, e seu marido Luiz Carneiro Girão, homem dedicado ao pastoreio e a agropecuária, sentiram cedo que o novo filho, o sexto da prole, não revelava a inclinação paterna para as tarefas peculiares à vida sertaneja, lidar com criações ou cuidar do amanho do chão. Precocemente, o garoto mostrava-se interessado em cadernos e lápis, queria entregar-se aos estudos. Na época devida, matricularam-no no Grupo Escolar Egydia Cavalcante Chagas, onde adquiriu os conhecimentos básicos, alfabetizando-se e concluindo o curso primário. Não obstante viver a infância no meio genuinamente rural, vendo o gado a pastar, ou a sentir a alegria da chuva molhando os roçados do feijão e do milho, o garoto, todavia, não demonstrava nenhuma aptidão para aquele tipo de vida. Não se interessava pelo campo. Queria ler, estudar mais. Esperava ansioso a chegada semanal da revista “O Cruzeiro”, para ler as notícias e inteirar-se do que acontecia no país. Entre os deveres de casa, era comum observar sua obstinação pela área médica. Em alguns momentos era visto a garatujar, sobre papel em branco, e respondia a quem o perguntasse: “estou passando uma receita”.... Nessa fantasia infantil, desenhava-se o destino do futuro doutor. Era preciso, pois, dar continuidade aos estudos. E o caminho da capital foi a opção.

Em Fortaleza, com o primário concluso em Morada Nova, submeteu-se ao difícil exame de admissão no secular Liceu do Ceará, ali terminando os cursos ginasial e científico em 1963. Logo no ano seguinte, inscreveu-se para o vestibular de Medicina, sem dúvida uma barreira árdua a ser transposta. Venceu-a. Em 1964, o jovem moradanovense tornou-se o acadêmico de medicina José Eduilton Girão. Cinco anos adiante, 1969, estava diplomado o Dr. Eduilton.

A carreira com a qual sonhara abria-se a sua frente, desafiando a sua inteligência, a sua pertinácia e, acima de tudo, o seu amor a tão nobilitante missão profissional. Concorreu e conquistou uma vaga pra fazer Residência Médica no respeitável Hospital dos Servidores Público do Rio de Janeiro, para onde se transferiu no começo da década de 70. A experiência adquirida naquele estágio seria a base de sua competência na profissão. Mas ele costuma citar alguns nomes daqueles a quem devota profundo sentimento de gratidão e respeito, creditando-lhes grande influência na sua vocação e no seu comportamento, quer pessoal, quer profissional. Jamais esqueceu os amigos Francisco de Assis Serra, Carlos Alberto Studart e Paulo Marcelo Martins Rodrigues, mentores, guias, seus ídolos. Como ídolo o é, também, o seu querido primo Luizinho, Luiz de Souza Girão, esteio decisivo nos primórdios de sua luta em Fortaleza, solidário e generoso, a quem homenageia com uma foto em seu consultório, onde pode ser encontrada outra foto, a do Dr. Paulo Marcelo.

Em 1972, uniria sua vida à de Valtina, jovem piauiense, então acadêmica de Serviço Social. Deste feliz casamento, nasceram duas filhas: Evelyne e Milena, as quais, para maior alegria dele, decidiram seguir-lhe a mesma carreira. São duas excelentes médicas, que têm no Pai a fonte de inspiração eterna e o mestre sempre disponível para sua orientação.

Figura humana invulgar, a todos cativando pela afabilidade, é um esposo e um pai exemplar. No lar ou no consultório, em toda e qualquer atividade de que participa, Eduilton coloca acentuada dose de amor e devoção. É grande em tudo o que realiza.

Excessivamente modesto, sem alardear títulos e vitórias, Eduilton é, entretanto, um dos médicos cearenses de currículo mais rico.

Atualizando-se continuamente, devotando-se de corpo e alma à carreira que abraçou, sua ânsia de aprimoramento levou-o já aos mais importantes centros da Medicina dos Estados Unidos e da Europa.

O doutor Eduilton exerceu e continua exercendo várias atividades na sua carreira médica, foi pioneiro em nosso Estado do controle da Infecção Hospitalar, para o que mereceu o apoio integral do saudoso Dr. Carlos Alberto Studart. Embora seja um clínico geral, sempre se dedicou com afinco ao estudo da infectologia, sentindo a extraordinária importância desse ramo da ciência médica para o completo êxito das terapias que demandam internação hospitalar.

Dada a sua aptidão natural, pela doçura no trato e paciência ilimitada com pessoas idosas, resolveu aprofundar-se no estudo da Geriatria, tornando-se um dos grandes geriatras do Ceará na atualidade.

Num reconhecimento ao seu trabalho em favor da Medicina no Ceará e no País, José Eduilton Girão recebeu numerosos títulos honoríficos, como o da Ordem Cearense do Mérito em Gastroenterologia; Médico do Ano de l985do Hospital de Messejana; homenagem do Centro de Estudos Dr. Abelardo Rocha, do Hospital São Mateus; homenagem da família Carneiro Girão; título de amigo da Especialidade e Semeador de Amizade e Companheirismo; Médico Padrão de l997; homenagem da Prefeitura de Barreiras; Comenda do Centro Médico Cearense; homenagem da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – CE, dentre diversas outras.

Este é o perfil de Eduilton Girão, lembrado quando da solenidade comemorativa aos seus 60 anos de vida, 35 dos quais devotado à Medicina do Ceará, destacando-se a simplicidade em atender a todos, indistintamente, pobres ou ricos, com extremo carinho e humanismo, oferecendo cura aos seus pacientes, fé, estímulo e força para a recuperação da saúde e gozo pleno da vida.

1. ASCENDÊNCIA Avós: a) Maternos: Joaquim José Girão Filho e Quitéria Amélia Carneiro. b) Paternos: Luís Carneiro Girão (Luisinho) e Luzia Damasceno Girão (Lôza) Nascimento: 18.10.1943 – Morada Nova – CE. Escolaridade – Primeiras letras com a Professora: Curso Primário: Escola Municipal de Morada Nova – CE.

2. FORMAÇÃO PROFISSIONAL • Título de graduação: MÉDICO – formado pela Faculdade de Medicina da UFC – Turma de 1969. Formação Pós – graduada principal: - Residência em Clinica Médica, no Hospital dos Servidores do estado (IPASE, atual SUS/RJ), de 02.01.1970 a 20.12.1971.

• Estágios de menor duração: New England Medical Center – Tuffty University – Boston – Massachusetts – USA. Clinical Gerontology, de Oxford, Inglaterra. - Em Controle de Infecção Hospitalar: Hospital de Ipanema, - Rio de Janeiro; Hospital Universidade Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense - Niterói – RJ; Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – SP). - Em Atualização no tratamento das cefaléias: Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco. - Em Clínica Geriátrica: Departamento de Medicina Clínica da Universidade de Oxford – Inglaterra.

3. APROVAÇÃOEM CONCURSO PÚBLICO - Como Interno Bolsista (5º e 6º anos de Curso Médico): Instituto Dr. José Frota – Fortaleza – CE - Médico Clínico do Instituto Nacional da Previdência Social do Ministério da Saúde Fortaleza – CE. - Médico Perito do Serviço de Perícias Médicas do INSS então INPS – Fortaleza – CE. - Docente do Departamento de Medicina clínica da Faculdade de Medicina da UFC.

4. CARGOS E ATIVIDADES QUE EXERCE OU EXERCEU • Médico Clínico do Hospital de Messejana (SESA/CE), de 03/1975 a 02/2003. • Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do mesmo Hospital. • Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica, do mesmo Hospital, de 08/78 a 02/2003. • Médico Clínico do Hospital Geral César Cals/SESA/CED, desde 02/2003. • Membro do Comitê Estadual para Uso Racional de Antimicrobianos da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE). • Membro da Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC). • Consultor em Doenças Infecciosas e Terapêutica Anti-Microbiana do mesmo Hospital. • Médico Perito do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) – Fortaleza – CE. • Médico da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – Fortaleza – CE. • Membro do Comitê de Clínica Médica para reformulação da Assistência à Saúde da mesma Secretaria. • Clínico Internista, com atuação ao nível privado, em consultórios de hospitais em Fortaleza – CE. • Membro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará. •Colaborador da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues, na coordenação de formação de profissionais para o Programa de Saúde da Família (PSF). • Médico Internista em Clínica Medica da Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo – Fortaleza – CED. • Diretor da Divisão Médica do Hospital de Messejana – SUS – Ceará. • Diretor Geral do Hospital de Messejana – SUS – Ceará. • Presidente da Comissão de Ética do referido Hospital. • Presidente da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

5. SOCIEDADES CIENTÍFICAS A QUE PERTENCE OU PERTENCEU • Membro da Associação Médica Brasileira, desde 1971. • Membro do Centro Médico Cearense, filiado à referida Associação. • Diretor Científico do Centro Médico, desde agosto de 1997. • Membro da Associação Brasileira dos Profissionais em Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar, desde 1989. • Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, desde 1991. • Presidente da Regional da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, de 1993 a 1998. • Membro do Conselho Editorial do “Jornal do Clínico!” da referida Sociedade, de 1994 a 1998. • Member do “American College of Physicians”, desde 1995. • Membro da Academia Cearense de Medicina – Fortaleza – CE, desde 1995. • Fellow do “American College of Physicians” a partir de 01.07.2001. • Membro da Sociedade Médica São Lucas/Fortaleza-CE.



Família Girão - História e Genealogia

Nove Comunicação

pompy wtryskowe|cheap huarache shoes| bombas inyeccion|cheap jordans|cheap air max| cheap sneakers|wholesale jordans|cheap china jordans|cheap wholesale jordans