Manuel Tibúrcio Cavalcante
Bisneto de Antônio José Girão (fundador da família Girão no Ceará), MANUEL TIRÚRCIO CAVALCANTI nasceu a 24.12.1882. Filho de Domitília Pessoa Girão e do capitão Tibúrcio de Moura Cavalcanti, comerciante em Maranguape. Manuel Tibúrcio faleceu como coronel do Exército, em Curitiba, Paraná, quando dirigia a Rede Viação Paraná – Santa Catarina, no dia 23 de dezembro de 1939. Era engenheiro civil. Foi prefeito municipal de Fortaleza (nomeado a 19 de outubro de 1931) e secretário da Fazenda do Estado do Ceará, exercendo cumulativamente o cargo de chefe de Polícia do nosso Estado. Durante muitos anos prestou os seus serviços na Comissão Rondon, de cujo chefe era pessoa da mais absoluta confiança. Foi um desbravador da floresta e dos rios amazônicos.
Exemplo de correção profissional, de dignidade e de caráter, Manuel Tibúrcio Cavalcanti, homenageado com nome de rua na nossa capital (Rua Tibúrcio Cavalcanti), elevou bem alto o nome da família Girão e do Ceará.
Como prefeito da capital cearense, ainda ao tempo da Revolução Tenentista, Tibúrcio Cavalcante impôs uma admiração austera, combatendo os vícios políticos da chamada Pátria Velha e dando um arcabouço moderno à municipalidade fortalezense.
Começou um grande trabalho de urbanização da cidade, bastante acanhada nos primórdios da década de trinta, obra que teve continuidade no período administrativo de seu primo, Raimundo Girão, iniciado em 1932.
Homem de moral inatacável, o Coronel Tibúrcio morreu repentinamente na capital paranaense, quando dirigente da Rede Viação Paraná – Santa Catarina, cargo no qual aprofundou investigações a respeito de falcatruas que estariam ocorrendo na implantação do trecho ferroviário Curitiba-Paranaguá.
Nove Comunicação