Francisco Andrade Teófilo Girão (Chico Perboyre)
n. 08.05.1946 e f. 19.06.1991, vítima de acidente automobilístico. Comerciante, político, líder em Morada Nova, de que, já foi vereador, Deputado Estadual por dois mandatos e Prefeito de Morada Nova por várias legislaturas, cc. Maria Auxiliadora Damasceno Girão, n. 10.05.1953.
Filho de João Perboyre Teófilo Girão e de Odete Andrade Girão, Francisco nasceu em Morada Nova, no dia 8 de maio de 1946 e faleceu aos 42 anos, mais precisamente em data de 19 de junho de 1991.
Ingressando na política, como vereador na terra do Divino Espírito Santo, este notável membro da família Girão obteve o mandato de deputado à Assembléia Legislativa do nosso Estado, em três legislaturas (1983 – 1987 – 1991), quando um trágico acidente automobilístico, tirando-lhe a vida, encerrou a sua brilhante carreira de homem público.
Considerado a maior liderança política na terra dos Girões, Francisco Andrade desempenhou incansável atividade em defesa do esquecido homem do campo, dedicando especial atenção à pecuária de sua terra e alhures. Estimado por seus amigos, eleitores e familiares, dos quais se fez eficaz representante, Francisco Andrade Teófilo Girão deixou, efetivamente, um vazio, uma profunda lacuna social e política, que, felizmente, foi pouco a pouco preenchida por seu querido irmão deputado Franciné Girão. Tão grande era seu prestígio que sua esposa Auxiliadora saiu candidata e foi eleita prefeita de Morada Nova, para o que também contribuiu o apóio do irmão Francinet.
Nove Comunicação