DISCURSO DO DR. GUILHERME GIRÃO
DISCURSO DO DR. GUILHERME GIRÃO, POR OCASIÃO DA FESTA DE HOMENAGEM AOS MAGISTRADOS E EX-SERVENTUÁRIOS DA JUSTIÇA DA FAMÍLIA GIRÃO.
Minha intenção primeira era a de reunir a família num simples encontro alegre e fraternal em local aprazível e modesto, sem muitas pompas e formalidades, para oferecer aos parentes mais próximos um exemplar deste singelo livro-folheto.
Um feliz e ocasional contato cordial com o emérito magistrado Dr. Suenon Mota sobre a apresentação deste opúsculo, fez encorajar-me com sua idéia de realçar o evento com a participação da Magistratura Cearense, através de sua Entidade de Classe, em que na, ocasião, seriam homenageados os Magistrados e ex-Serventuários da Justiça da Família Girão, pelo reconhecimento de seus méritos e dedicação à Judicatura e pelos relevantes serviços prestados à Justiça e à Sociedade. Proposição de imediato aceita e aprovada pelo Conselho de nossa querida e acolhedora Associação. Hoje, intensamente emocionado e comovido pela alegria que me invade, vejo agora realizado, o que para mim era um sonho inatingível, e que está concretizado neste evento solene de homenagem aos magistrados e serventuários da Justiça, juntos a amigos e familiares aqui presentes e prestigiado por Ilustres e Nobres Desembargadores, colegas Juízes, parentes e a Família Girão em peso, reunida em clima festivo nesta belíssima e contagiante confraternização, só possível graças as bênçãos de Deus, a interveniência de amigos e colegas e, mais precisamente, pela firme decisão, apoio, vontade, empenho e disposição do eminente e incansável batalhador, o Presidente da Casa, Desembargador José Maria de Melo.
Sempre me perseguiu a idéia de dar continuidade ao admirável trabalho deixado pelo saudoso historiador Raimundo Girão quanto ao estudo das origens e descendências da nossa família. Como a Árvore dessas progênies agigantou-se, achei por bem iniciar sua complementação pelo meio mais prático: atualizando primeiro um dos ramos que me diz mais de perto: meus avós paternos Felícia Girão e Guilherme , editado neste modesto trabalho, cujo I Fascículo ora apresentamos. Outros virão, certamente. Penso não parar por aqui. São cinco os demais descendentes irmãos de minha avó Felícia, sobre os quais pretendemos atualizar seus dados de família, inclusive a do patriarca Sousa Girão (o Velho Escrivão Sousa) e do seu irmão caçula Inácio Carneiro de Sousa (meu avô materno) os quais, embora de numerosa prole, o trabalho de pesquisa e coleta de dados já está iniciado.
A primeira vista, imagina-se ter sido, para Raimundo, uma tarefa simples, mas se remontarmos a décadas passadas, quando não se tinham os recursos e os meios de comunicação de que dispomos modernamente, há de se reconhecer quanto foi difícil e penoso o árduo esforço do eminente historiador, em reunir tamanha soma de dados que hoje condensam sua valiosa obra: A primeira: “Esboço de Uma Genealogia” concluída em 1937, e a posterior: “MONTES, MACHADOS E GIRÕES” reeditada em 1989, as quais pretendemos dar continuidade, coligindo e editando sua atualização.
Para ele foram, sem dúvida, anos de ingente sacrifício e de difícil e minuciosa pesquisa. Para obter dados para o seu valioso genealógico estudo àquela época, pressupõe-se, houvera de se deslocar, desconfortavelmente a pé, muitas vezes entre encontros casuais com parentes durante a caminhada pelas veredas do agreste sertão moradonovense, ter que rabiscar apontamentos à mão e sem conforto algum fazer suas anotações apoiado na própria sela de sua montaria. Lá se ia Girão, ainda muito moço, na busca incessante de informações. Ia aos mais longínquos e afastados lugarejos; aos domicílios de nossos familiares mais distantes perlustrava de fazenda a fazenda, de casa em casa de parentes, primos e compadres ou de seus ancestrais mais bem informados. Deslocava-se inúmeras e repetidas vezes; nos Cartórios, folheava velhos alfarrábios de registros de Girões, enviava cartas aos parentes muitas delas sem resposta, na coleta contínua de dados históricos e genealógicos dos nossos consangüíneos em condições bastante adversas, muito diferentes de como hoje o fazemos, moderna e instantaneamente, pelos meios mais práticos, imediatos (rápidos) e eficientes: telefone, fax e e-mails e outros, recursos hoje só disponíveis graças ao “milagre” da Internet, o que muito nos favoreceu e viabilizou de forma mais rápida e dinâmica a conclusão da pesquisa e a final publicação deste nosso despretensioso trabalho.
Paralelamente a este prazeroso empenho, também objetivando alargar informações sobre a formação da família, sua tradição e preservação histórica de seu nome, fizemos disponibilizar recentemente na Web o único “Site” brasileiro da Família Girão, para gáudio dos apreciadores, curiosidade, estudo e deleite daqueles que se interessam pelas origens e descendência da nossa estirpe. Ali foram condensados todo o acervo histórico e registros dos Girões até então existentes: Genealogia, Livros, Jornais, Revistas - já escritos ou publicados; informações inéditas, curiosidades e outras particularidades. Conteúdo muito rico em informações sobre episódios e epopéias inerentes à saga do Girões.
Ali vamos descobrir, também, muito conteúdo interessante e importante do ponto de vista da tradição e evolução do nosso Clã: biografias de seus ilustres filhos, fatos inéditos e pitorescos de seus heróis Fotografias de entes queridos que já se foram - verdadeiras relíquias - que constam da literatura e de publicação raras e não conhecidas do público e que estavam esquecidas no vazio de nossa memória, jogadas no “arquivo morto” ou perdidas nos “guardados” dos baús do tempo, somente hoje resgatadas e oferecidas como úteis, dispostas de maneira fácil, prática e imediata para divulgação, ilustração e consultas, ora colocadas para visita dos saudosistas, dos mais apaixonados pela família, ou das gerações mais novas de descendentes que se interessam pela natureza do tema e que venham a ser despertados pela curiosidade ou aprofundamento do estudo desta significativa matéria.
Enfim, os desígnios sábios de Deus elegem aqueles a nos transmitirem seus mais dignos exemplos. Foi esta a mensagem que norteou a intenção de editar, como ponto de partida, a primeira etapa deste nosso trabalho.
É, modestamente, um pequeno contributo que oferecemos a todos os parentes da nossa tradicional e respeitável família, mas feito e elaborado com muito amor, carinho e com a mais ardorosa das paixões. – Muito obrigado.
Nove Comunicação